Blog

7 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Ser um profissional de enfermagem é ser um empreendedor na profissão.


Publicado em 06 Janeiro de 2020
Compartilhe:      

Por Cenira Santana, CEO e fundadora da Business Medical

Característica empreendedora número 1: adaptar-se as mudanças rápidas e as incertezas é uma característica que o Enfermeiro de hospital público desenvolve devido aos desafios que enfrenta todos os plantões como por exemplo a sobrecarga da demanda profissional, dimensionamento de pessoal inadequado nos hospitais, a incerteza da oferta de insumos para a assistência do paciente, com a demanda enorme de pacientes para serem atendidos, mesmo diante desse cenário o profissional de enfermagem consegue prestar uma assistência humanizada e individualizada por paciente.

Característica empreendedora número 2: fornecer serviços de alta qualidade, essa característica é desenvolvida e baseada num dos pilares do código de ética de enfermagem.

Característica empreendedora número 3: utilizar múltiplas fontes de informação, essa característica é desenvolvida através da atividade do Enfermeiro de Terapia Intensiva ele pega informação do nutricionista, do médico, do fisioterapeuta, do próprio paciente quando este está lúcido e orientado, tudo isso para montar uma sistematização de assistência de enfermagem de qualidade para o paciente, utilizando-se dessas múltiplas fontes de informação.

Característica empreendedora número 4: persistência, essa característica é desenvolvida através da persistência da enfermagem no cuidado do paciente, também é desenvolvida através da nossa persistência nossa profissão onde a maioria dos salários são baixos e mesmo assim seguimos a nossa vocação.

Característica empreendedora número 5: estabelecimento de metas, essa característica é desenvolvida através das metas de cuidado que estabelecemos para os nossos pacientes através da sistematização da assistência de enfermagem.

Característica empreendedora número 6: aumento de lucro, essa característica é desenvolvida através do uso racional dos insumos para a assistência de enfermagem do nosso paciente, através disso conseguimos aumentar o lucro dos nossos empregadores.

Característica empreendedora número 7: exigência de qualidade, essa característica é desenvolvida através da coordenação da equipe de enfermagem a qual o Enfermeiro exige a prestação da assistência de qualidade para o paciente.

As características acima configuram a proximidade da enfermagem com o público alvo dos estabelecimentos de saúde, logo, a valorização do profissional de enfermagem é extremamente necessária seja através do salário ou através do dimensionamento de pessoal adequado ou através de condições dignas de trabalho.